BNDES Lança Fundo de US$142 Milhões Para Projetos de geração de energia e eficiência energética

Em parceria com o  banco de desenvolvimento alemão Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW),O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)  fez com que os projetos de geração de energia e eficiência energética através do uso de fontes renováveis ganhassem um fundo de financiamento no Brasil no valor de US$141,72 milhões. Essa nova linha do BNDES com…

Veja mais

ÁRVORE DIGITAL COM WI-FI MOVIDA A ENERGIA SOLAR É INSTALADA EM VÁRIAS CIDADES DO PAÍS

Árvores digitais com Wi-Fi movida a energia solar são a nova aposta de tecnologia sustentável em diversas cidades do País. O aparelho tem capacidade para carregar 16 celulares ao mesmo tempo, além de oferecer 150 Mbps de Internet, sendo capaz de suportar 200 conexões simultâneas. As árvores Digitais são feitas com tecnologias sustentáveis e disponibilizam…

Veja mais

Blocos de vidro que geram energia solar prometem revolucionar a construção

A mais nova invenção batizada de “Solar Squared”, promete revolucionar a construção! Na Inglaterra, pesquisadores da Universidade de Exeter desenvolveram blocos de vidros com pequenas células solares integradas. Os responsáveis pelo invento garantem que os blocos contam com isolamento térmico e também permitem que a luz natural entre nas casas e edifícios. Fabricados com tecnologia…

Veja mais

Pesquisadores brasileiros e noruegueses irão realizar uma colaboração para estimular novas estratégias com energia solar nos dois países.

Realizado no auditório da FAPESP, o 1º Workshop de Energia Solar Brasil-Noruega, mostrou a ação inicial do acordo de cooperação entre a FAPESP e o Conselho de Pesquisa da Noruega (RCN). A Noruega conta com dois tipos de financiamento de pesquisa em energia, os programas INPART e UTFORSK. Estes podem apoiar participações internacionais, inclusive de…

Veja mais

Brasil tem a primeira estação de metrô autossuficiente em energia da America Latina

No dia 20 de outubro, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) junto ao Governo de Brasília inauguraram a primeira estação metroviária autossuficiente na América Latina. A Estação Solar Guariroba conta com 578 painéis fotovoltaicos e é capaz de gerar 288 mil quilowatts-hora (kWh) por ano. O diretor-presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado diz que essa…

Veja mais

Energia Solar Supera todas as fontes de Energia Solar concorrentes, Incluindo o poluente carvão

São Paulo – Chegou a hora da energia solar brilhar. Pela primeira vez, a fonte superou o crescimento de todas as outras formas de geração no ano passado, incluindo o poluente carvão, que liderava em novas instalações. A mudança foi impulsionada pela queda dos preços e pelas políticas governamentais, particularmente na China. A nova capacidade…

Veja mais

ENTRAM EM OPERAÇÃO NO BRASIL OS 2 MAIORES PARQUES DE ENERGIA SOLAR DA AMÉRICA DO SUL

Foi iniciada recentemente a operação dos dois maiores parques de geração de energia solar da América do Sul. Juntos terão a capacidade de produzir mais de 1.150 GW/h de energia por ano. Os projetos são em Ituverava (254 MW), na Bahia, e Nova Olinda (292 MW), no Piauí. Segundo O grupo  italiano, Enel, (criador do projeto)…

Veja mais

LIXEIRA AQUÁTICA MOVIDA À ENERGIA SOLAR SUGA ATÉ 83 MIL SACOS PLÁSTICOS POR ANO

Infelizmente sabemos que nossos oceanos estão completamente poluídos. A poluição dos oceanos é um motivo de muita preocupação para a humanidade. Nas últimas três décadas, o processo de poluição das águas marinhas se intensificou, chegando ao ponto em que os oceanos não conseguem mais se regenerar naturalmente. Essa poluição é causada principalmente por dejetos industriais,…

Veja mais